• Rua Tapajós, 645/655. Centro, Manaus/AM
  • (92) 3233-5555, (92) 98118-1168
  • Seg a sex: 12:30h às 19h Sáb 08:00 às 12h e 13:00 às 17h

Blog

Cirurgia de catarata: 7 mitos e verdades sobre os cuidados após o procedimento

Cirurgia de catarata: 7 mitos e verdades sobre o pós-operatório

A cirurgia de catarata é bastante comum nos hospitais e costuma atender principalmente pessoas com mais de 45 anos. Embora seja um procedimento que tem devolvido a visão a muitos pacientes, o procedimento ainda é rodeado de mitos e verdades.

Quem nunca ouviu dizer que a catarata pode voltar algum tempo depois da cirurgia? Pois é, esse por exemplo, é uma das conversas que causam receio às pessoas que sofrem com a doença.

Conheça 7 mitos e verdades sobre o pós-operatório da catarata!

1. A catarata pode voltar depois de algum tempo

MITO! Na cirurgia de catarata, o cristalino, lente natural do olho, é substituído por uma lente intraocular. Portanto, a doença não voltará mais. O que pode ocorrer, em casos isolados, é um processo de fibrose na membrana que serve como suporte para o novo cristalino.

Dependendo do grau e intensidade da fibrose, a membrana pode se tornar opaca, prejudicando a visão. No entanto, existe um outro procedimento, a laser, que pode resolver facilmente o problema.

2. Não é preciso ficar internado para fazer a cirurgia

VERDADE! O procedimento é realizado com anestesia tópica (por meio de um colírio especial), não sendo necessário, portanto, internação prévia ou restrição alimentar. A cirurgia de catarata leva em média de 10 a 15 minutos, não precisa de pontos e a recuperação da visão é rápida, dependendo do caso não costuma demorar.

Não deixe de conferir também:
– Glaucoma: saiba os sintomas da doença silenciosa que causa cegueira
Está com coceira nos olhos? Veja 6 possíveis causas e como tratar

3. A lente intraocular pode se deslocar depois de implantada

Neste caso não há mito ou verdade. A resposta mais acertada seria: depende. Em situações normais, o deslocamento da lente intraocular é algo considerado raro, porém existem casos específico em que isso pode ocorrer.

É indicado conversar com o cirurgião oftalmologista para esclarecer as dúvidas concernentes a essa situação. Assim, é possível evitar que problemas possam ocorrer no pós-operatório.

4. Banho de piscina está liberado ainda na primeira semana

MITO! Tem muita gente por aí caindo nessa armadilha. A verdade é que a recuperação total da visão costuma levar cerca de 45 dias. Ou seja, o pós-operatório ideal não permite o banho de piscina, cachoeira ou mergulho. Aliás, lazer em geral pode comprometer a recuperação.

No pós-operatório, o olho operado precisar estar sempre bem protegido. É importante lembrar também que o paciente operado não pode deixar de consultar um oftalmologista em caso de incômodo, dor ou qualquer sintoma que não foi previsto pelo médico.

5. O pós-operatório exige cuidado até na hora de dormir

VERDADE! Esse, aliás, é um dos principais cuidados que o paciente deve ter nos primeiros dias após a cirurgia de catarata: a posição na hora de dormir. Não é recomendável que a pessoa durma sobre o olho operado nos primeiros dias após o procedimento.

O mercado já dispõe de protetores que podem auxiliar nessa tarefa, que também evita que o olho seja coçado durante a noite. Portanto, caso tenha o costume de dormir somente em uma posição, o pós-operatório pode ser um pouco sofrido nesse sentido.

6. Não pode praticar relações sexuais durante a recuperação

MITO! A pessoa está apta a praticar o ato sexual, mas com alguns cuidados importantes, como não fazer movimentos bruscos próximo a região operada. Principalmente durante os primeiros 7 dias após a cirurgia, período indispensável para uma boa recuperação.

7. A visão é recuperada logo após a cirurgia

VERDADE! A visão é recuperada já no primeiro dia após a cirurgia de catarata, quando a doença ainda não está muito avançada. No entanto, graus um pouco mais avançados de catarata podem levar alguns dias para se recuperar 100% após o procedimento cirúrgico.

Cirurgia de catarata: Informação importante!

Ao escolher um hospital para realizar a cirurgia de catarata, lembre-se de tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona o procedimento. Além disso, procure realizar procedimentos com profissionais experientes e com excelentes equipamentos para obter um bom resultado!

Agora que você já descobriu o que é mito e o que é verdade sobre a cirurgia de catarata, leia também: como saber a hora de procurar um oftalmologista? Informação nunca é demais!

Escreva um comentário