• Rua Tapajós, 645/655. Centro, Manaus/AM
  • (92) 3233-5555, (92) 98118-1168
  • Seg a sex: 12:30h às 19h Sáb 08:00 às 12h e 13:00 às 17h

Blog

Cuidados com os olhos: como evitar o contágio do coronavírus?

Cuidados com os olhos: como evitar o contágio do coronavírus?

Desde que surgiu, em dezembro de 2019, o novo tipo coronavírus (SARS-CoV-2) está causando uma grande onda de óbitos no mundo. A doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus, pode ser transmitida de uma pessoa infectada para outra, inclusive através do contato com os olhos.

Por isso, é preciso tomar cuidados com os olhos para não se contaminar. Leia mais sobre neste artigo que o Julia Herrera – Hospital dos Olhos  elaborou. 

O que é o coronavírus?

Você já deve está ter lido em diversas fontes o que é o coronavírus. Mas é sempre importante reforçar como atua o vírus e o que é a doença que está alarmando todo o mundo. 

O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. Seu novo agente foi descoberto no último dia de dezembro de 2019, na China. A maioria das pessoas se infecta com coronavírus comuns durante a vida, sendo as crianças as mais propensas. 

Entretanto, quando estamos falando do novo coronavírus, ressaltamos que ele pode atingir qualquer pessoa e agravar o quadro de saúde de indivíduos que fazem parte do grupo de risco. São eles idosos, diabéticos, hipertensos, portadores de doenças crônicas e outros. 

E a Covid-19? 

A Covid-19 é a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Seu quadro clínico apresenta variações que vão desde infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. 

Cerca de 80% dos pacientes com a doença podem ser assintomáticos e 20% podem apresentar a necessidade de atendimento hospitalar por dificuldade de respirar. Desses casos, cerca de 5% tem a chance de precisar de um suporte ventilatório para tratar a insuficiência respiratória.  

Como ocorre a transmissão do coronavírus?

A transmissão do coronavírus acontece de pessoa infectada para outra. Mas cuidado! Um estudo da The New England Journal of Medicine descobriu que o vírus também sobrevive por algumas horas em suspensão no ar ou até dias em algumas superfícies.

É por isso que a higiene das mãos e de utensílios de contato é tão importante. Pois o vírus pode contaminar o corpo através do contato com as mucosas da boca, nariz ou olhos. 

A transmissão pode ocorrer por meio de: 

  • Toque do aperto de mão;
  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, entre outros.

Que cuidados tomar em relação aos olhos?

A melhor forma de cuidar dos olhos durante a pandemia do novo coronavírus, é manter a higiene das mãos e evitar de levá-las ao rosto. Para uma limpeza adequada das mãos, lave com água e sabão até a altura dos punhos ou higienize com álcool em gel 70%. 

Além disso, é importante manter uma distância mínima de 2 metros de qualquer pessoa tossindo, espirrando ou que não seja do seu convívio. Como já vimos, há pessoas que podem estar assintomáticas, mas ainda carregando o vírus. 

Vale lembrar também de fazer a higienização de objetos de uso frequente, como celular, óculos, computadores e brinquedos. Além de itens comprados em supermercado. Limpe todos antes de guardá-los. 

Usar óculos ajuda a evitar o coronavírus?  

Não. Essa não é a função do óculos e eles não podem oferecer 100% de segurança. As partículas contaminadas ainda podem passar pelos espaços laterais, por cima e por baixo. Além de podem entrar pela boca ou nariz, se a pessoa não estiver protegida com uma máscara.  

O que pode diminuir mais o risco é o uso de viseiras. Esses equipamentos geralmente estão sendo utilizados por pessoas que precisam trabalhar com serviços essenciais e necessitam de uma proteção maior. Se você for sair, basta lembrar de higienizar as mãos constantemente e não tocar no rosto, inclusive para arrumar os óculos. 

E quem usa lentes de contato? 

Nesse momento, é melhor preferir o uso de óculos para não ter que manusear as lentes de contato. Entretanto, se você opta pelo uso das lentes de contato por alguma razão, aumente a frequência na lavagem das mãos ou utilize o álcool em gel. 

Mantenha as mãos limpas sempre antes e depois de manipulá-las. De preferência, utilize as lentes de descarte diário. 

Você também pode gostar:

 

 

Existe uma forma correta de higienizar os óculos? 

É muito importante que os usuários de óculos lembrem de fazer a limpeza várias vezes ao dia no objeto. Principalmente, se você está saindo para trabalhar. O vírus também pode se alojar nas lentes e em outras peças do óculos. 

Você pode usar água e sabão (ou detergente neutro). Ou também usar lenços umedecidos próprios para limpar óculos. Sendo mais prático para quem precisa sair.  NÃO utilize o álcool em gel para limpar seus óculos. Além de danificar o objeto, ele é capaz de comprometer sua saúde ocular e causar queimaduras. 

Outra dica é a de não manipular o objeto. Não fique mexendo nos óculos no rosto e não os tire sem necessidade. Ainda, evite ainda de colocá-los em superfícies que podem estar contaminadas, como mesas. 

Estou com sintomas. Quando procurar ajuda médica? 

Se você está apresentando sintomas leves, semelhantes a uma gripe, como coriza e febre baixa mantenha-se em casa em isolamento social. Agora, se você está com febre alta, tosse e dificuldade para respirar é hora de procurar uma unidade de saúde para iniciar o tratamento. 

Lembre-se: o sistema de saúde está passando por um momento de sobrecarga de atendimento. Por isso, não vá ao hospital sem necessidade. Na dúvida, utilize o chatbot do Ministério da Saúde para avaliar os sintomas.

Este conteúdo foi útil para você? Estamos em um momento muito delicado para todos nós. Pedimos para que sigam com as recomendações de prevenção para que possamos diminuir os riscos de contaminação com a doença. Saiba mais lendo o artigo Novo Coronavírus: mitos e verdades, sintomas e como prevenir a doença

 

Escreva um comentário