• Rua Tapajós, 645/655. Centro, Manaus (AM)
  • (92) 3233-5555   (92) 98118-1168
  • Seg a sex: 08h às 18h Sáb 08h às 12h

Blog

O que é degeneração macular e por que os idosos precisam ter cuidado?

O que é degeneração macular e por que os idosos precisam ter cuidado?

A idade avançada vem acompanhada de diversos problemas de saúde, entre eles, está a degeneração macular que atinge muitas pessoas. Por essa razão, é importante redobrar os cuidados com a saúde para evitar complicações que prejudiquem o seu bem-estar.

A degeneração macular está relacionada à idade, sendo natural durante o envelhecimento. No entanto, essa condição pode estar ligada a fatores genéticos também, mas, na maioria das vezes, muitos desconhecem sobre a doença e não tomam os cuidados necessários.

E é por isso que nós, do Julia Herrera Hospital dos olhos, decidimos explicar a você sobre a doença. Acompanhe o conteúdo até o final e saiba o que é e por que ter cuidado. Confira!

Leia também:
Colírio sem prescrição? Cuidado! Veja 5 doenças que podem afetar sua visão!
Está com coceira nos olhos? Veja 6 possíveis causas e como tratar

O que é degeneração macular

A degeneração macular é uma doença que atinge uma parte da retina chamada mácula, no qual pode prejudicar a visão, pois esta região contém maior densidade de fotorreceptores. Esse problema está relacionado à idade, atingindo pessoas a acima dos 50 ou 60 anos.

Todo mundo consegue enxergar vários detalhes, desde um ponto na parede até o rosto de uma pessoa. Isso acontece, pois, a mácula, pequena região no centro da retina, é responsável por permitir o processamento.

Quando ocorre a degeneração, o paciente idoso acaba perdendo essa função. Além disso, a degeneração macular é um dos principais fatores que provocam a perda da visão. Existem dois tipos da doença, por isso é importante saber quais são eles.

DMRI Seca: é o tipo mais comum, a degeneração macular está relacionada à idade. É causada pelo envelhecimento e a degradação dos tecidos da retina. Geralmente, afeta menos a visão do paciente, porém, em casos mais graves, pode causar a cegueira.

DMRI Úmida: é o tipo menos comum e atinge 10% dos idosos. No entanto, é considerada a mais grave e agressiva, pois os vasos sanguíneos começam a aumentar sob a retina. O processo causa o vazamento de sangue nessa região dos olhos.

Fatores de riscos

A degeneração macular pode ser causada por fatores, como:

  • Exposição à luz solar;
  • Hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Predisposição genética;
  • Ingestão de grandes quantidades de gorduras vegetais;
  • Dieta pobre em frutas, verduras e zinco.

Esses sãos fatores que aumentem o risco de desenvolver a doença. No entanto, é possível prevenir o problema seguindo algumas restrições, como eliminar hábitos que podem prejudicar a saúde.

Sintomas da degeneração macular

A doença é considerada silenciosa, pois é indolor e o sinais são quase imperceptíveis. Apenas quando está na fase avançada, é possível perceber os sintomas, sendo:

  • Visão borrada;
  • Pontos luminosos;
  • Manchas no centro da visão (escotomas);
  • Diminuição da sensibilidade aos contrastes de luz;
  • Dificuldade de adaptação ao escuro;
  • Linhas distorcidas e tortuosas;

Esses são os principais sintomas que podem surgir, principalmente em casos mais avançados da degeneração macular.

Diagnóstico

A doença pode ser diagnosticada por meio do exame fundo de olho. No entanto, para a confirmação do problema, é preciso ser feitos exames específicos como a retinografia e a tomografia.

Tratamento para a degeneração macular

O tratamento consiste na mudança do estilo de vida de cada paciente, principalmente na alimentação. É importante diminuir o consumo de gorduras, controlar a pressão arterial, além de adotar uma dieta rica em folhas verdes, frutas e grãos integrais.

Além disso, os pacientes que são fumantes ativos precisam abandonar o vício, pois o tabagismo aumenta duas vezes o risco de desenvolver a doença. Tratamentos a laser ou com medicamentos são recomendados pelos médicos oftalmologistas para cuidar do problema.
Durante a idade avançada, diversas doenças começam a surgir. Por isso, é importante adotar um estilo de vida saudável, assim, você consegue garantir que seu bem-estar não seja prejudicada.

Para cuidar da saúde dos seus olhos, é fundamental sempre consultar um médico oftalmologista e realizar exames oftalmológicos periodicamente. Caso você se identificou com os sintomas ou conhece alguém que tem a degeneração macular, procure um especialista urgentemente.

Gostou do conteúdo do Julia Herrera? Procuramos sempre trazer as melhores informações para você cuidar da saúde de forma adequada. Você pode cuidar da saúde da sua visão no Hospital dos olhos, clique aqui e agende sua consulta com os nossos melhores profissionais.

Escreva um comentário