• Rua Tapajós, 645/655. Centro, Manaus/AM
  • (92) 3233-5555, (92) 98118-1168
  • Seg a sex: 12:30h às 19h Sáb 08:00 às 12h e 13:00 às 17h

Blog

Problemas na córnea: uso indevido de lentes de contato podem ser um perigo para os seus olhos!

Problemas na córnea: o uso indevido de lentes pode ser um perigo!

Seja por questões estéticas, seja por questões de saúde, as lentes de contato têm importância para muitas pessoas. Acontece que o uso indevido ou incorreto delas pode causar problemas graves na córnea.

Entre os principais podemos citar: úlcera de córnea, conjuntivite alérgica, irritação ocular e cegueira. Tais doenças, porém, nem sempre são expressas nas embalagens do produto.

Mas, calma. Neste artigo, vamos mostrar os cuidados que você precisa ter ao usar as lentes de contato. Acompanhe!

Problemas na córnea: as lentes realmente são um perigo?

Não. A lente em si, sendo um produto certificado e liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, não representa riscos. O perigo mesmo está em produtos que não passaram pelos órgãos de controle, nem possuem autorização de vendas.

Outro risco está no uso incorreto, inadequado ou não recomendado pelo oftalmologista. Aliás, muitos problemas de visão são tratados e corrigidos pelas lentes, mas com recomendação médica.

De qualquer forma, os cuidados durante o uso são sempre indispensáveis. Continue a leitura e veja como proceder corretamente ao utilizar as lentes.

Manuseio

O primeiro cuidado na hora de manusear as lentes é estar com as mãos devidamente limpas. Esta, aliás, é uma regra geral, não somente para a saúde ocular, mas também para a saúde do organismo como um todo.

Isso porque as mãos são um dos principais focos de organismos que podem causar infecções. Por isso, antes de manusear as lentes, lave bem as mãos com água e sabão.

Não deixe de conferir também:
Coceira nos olhos? Veja 6 possíveis causas e como tratar
O que é Pterígio? Conheça causas, sintomas e tratamento

Limpeza

As lentes devem ser higienizadas antes e depois do uso para evitar a contaminação por vírus e bactérias nocivas à saúde. Sempre que for colocá-las, pingue algumas gotas da solução e friccione levemente com os dedos para eliminar resíduos da superfície.

O mesmo procedimento deve ser repetido antes de colocá-las de volta no estojo. E não esqueça que o estojo também precisa estar bem higienizado.

Armazenamento

Na hora de guardá-las, não esqueça de colocá-las em estojos próprios e em soluções de conservação próprias para o produto. Qualquer outro método de armazenamento pode prejudicar as lentes, afetando sua durabilidade.

Outro cuidado importante é a troca do estojo a cada três meses. Isso porque eles também podem se tornar um meio de contaminação, se utilizado a longo prazo e de forma inadequada.

Além disso, verifique as instruções e especificações em relação à temperatura do ambiente. Afinal, por se tratar de um produto extremamente sensível, a temperatura pode significar um desgaste ao material utilizado na fabricação das lentes.

Maquiagem

Como dissemos antes, as lentes de contato são bastante frágeis e podem facilmente se degradar ao entrar em contato com outras substâncias ou produtos. As mulheres que usam lentes e gostam de se maquiar precisam ter atenção com o demaquilante, por exemplo.

A orientação dos especialistas é: coloque as lentes antes de começar a se maquiar e retire antes de eliminar a maquiagem. A limpeza das lentes devem vir logo em seguida, antes mesmo de retirar a maquiagem.

Na hora de dormir

Algumas lentes são fabricadas com materiais gelatinosos, são permeáveis e não atrapalham o fluxo de oxigênio. Isso permite que a pessoa durma com elas sem grandes problemas.

Apesar disso, recomenda-se colocar as lentes no estojo antes de dormir, para evitar possíveis irritações. Na dúvida sobre como proceder em relação a isso, consulte o seu oftalmologista.

Viagem

Ao viajar, os cuidados com as lentes são os mesmo. A exceção se dá quando a pessoa permanece longas horas dentro de um avião. Durante o voo, a alteração da umidade relativa do ar pode causar irritação ocular em quem usa lentes.

Caso você precise viajar de avião, prefira usar óculos nesse período ou solicite lubrificantes oculares ao seu especialista com antecedência. Afinal, todo o cuidado é pouco quando o assunto é saúde dos olhos.

Mar e piscina

Antes de tomar banho no mar ou na piscina, guarde as lentes. Existem dois perigos neste caso: sujar as lentes pelo contato com a poluição da água ou perder as lentes caso a água espirre ou venha com onda forte.

Entretanto, pessoas com graus altos de miopia ou hipermetropia podem usar as lentes, desde que orientadas por seus médicos. Caso pratique natação, use sempre o óculos protetor para evitar esses perigos.

Quando trocar

É fato que as lentes de contato possuem um tempo de validade, que pode variar de acordo com o material usado na fabricação. Não respeitar o prazo definido pelo fabricante é pôr em risco a saúde dos olhos.

Além disso, é preciso considerar a frequência de uso e os cuidados ao usá-la. De qualquer forma, as orientações do seu oftalmologista quanto ao tempo de trocar as lentes precisam ser respeitadas.

Agora que você já conhece os problemas na córnea decorrentes do mau uso de lentes de contato, que tal seguir as nossas recomendações? No blog do Julia Herrera Hospital de Olhos, você encontra outros conteúdos sobre saúde ocular. Leia também: Ceratocone tem cura? Leia esta matéria e descubra!

Escreva um comentário