Seus olhos ficam vermelhos no fim do dia? Cuidado, seus olhos podem estar em perigo!

 

A descrição que você acabou de ler se aplica ao que chamamos de “olho seco”. Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas o problema acomete cerca de 40% da população em geral, sendo mulheres e idosos os grupos mais atingidos. Se você tem constantes dores nos olhos e sente muita coceira e vermelhidão, pode fazer parte da porcentagem afetada. Para saber mais, continue a leitura! 

O que é o olho seco?

 

De modo simples, é a fraca produção de lágrimas ou lubrificantes naturais pelos olhos. O distúrbio também é chamado de disfunção do filme lacrimal.

 

Entre os principais sintomas dos olhos secos estão: 

 

 

Como saber se estou com olhos secos?

 

É importante ressaltar que os sintomas são diversos. Além dos descritos acima, podem surgir outros eventuais, que somente com a ajuda de profissionais qualificados poderão ser diagnosticados e devidamente tratados. 

Quais são as causas dos olhos secos?

Mas muitas vezes não é possível identificar uma única causa para este problema, mas destacamos algumas:

 

 

O tratamento feito por pessoas que passam por transplante de medula óssea também pode causar diferentes graus de olhos secos.

 

Mulheres com mais de 40 anos têm mais chances de ter olhos secos. 

Como é feito o diagnóstico de olhos secos?

 

Por meio do uso de colírios especiais (fluoresceína, rosa bengala e/ou lisamina verde). Em certos casos são usados métodos que mostram a quantidade da produção de lágrimas (o chamado Teste de Schimer).

Como tratar a síndrome de olhos secos?

 

O tratamento dos olhos secos deve buscar atingir três objetivos principais: 

 

 

Ele é feito por meio de:

 

 

Os médicos também recomendam:

 

 

De acordo com especialistas, o tratamento ajuda a aliviar os sintomas e não costuma gerar efeitos adversos. No entanto, cada caso deve ser analisado por um médico, que poderá indicar a melhor solução. 

 

Se algum dos sintomas listados acima faz parte da sua rotina, o Julia Herrera Hospital de Olhos pode ajudar você. Para agendar consultas e/ou exames, saiba mais em www.juliaherrera.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *