A diabetes é uma doença séria, que precisa ser acompanhada e controlada para não comprometer a visão. A concentração alta de glicose pode afetar os vasos sanguíneos dos olhos, danificando a retina e causando doenças oculares graves

Neste conteúdo, vamos falar das formas como a diabetes pode afetar seus olhos e o que você pode fazer para se proteger. Boa leitura!

    O que é a retina?

 

É uma camada fina de tecido localizada no fundo do olho. A retina é formada por milhões de células receptoras de luz, que captam, registram e decodificam ondas luminosas. Elas, por meio do nervo óptico, enviam as ondas luminosas para o cérebro, no qual se forma a visão.

    O que é a diabetes?

 

É uma doença que causa o aumento da glicemia (açúcar no sangue). Níveis altos de glicose podem levar a problemas cardíacos, arteriais, renais e na visão. Em casos mais graves, pode causar cegueira.

 

A diabetes tipo 2, que ocorre quando o corpo não aproveita apropriadamente a insulina produzida, é a mais habitual e está relacionada a fatores como obesidade, sedentarismo, hipertensão e hábitos alimentares inadequados

 

Os olhos são uma das partes do corpo que mais sofrem as consequências quando a doença não é controlada. Neste conteúdo, veremos os principais distúrbios da retina decorrentes da diabetes:

 

 

Os médicos aconselham que pessoas diabéticas façam pelo menos um check-up oftalmológico por ano, mesmo que não tenham notado alterações visuais.

     Retinopatia Diabética – o que é e como tratar?

 

 

Alguns dos sintomas da RD são:

 

 

Como é feito o diagnóstico?

 

 

Tem cura?

 

     Glaucoma – o que é e como tratar?

 

Os sintomas do glaucoma são:

 

Como é feito o diagnóstico?

 

 

Tem cura?

 

       Catarata – como identificar e tratar?

Alguns dos sintomas são:

 

 

Como é feito o diagnóstico?

 

 

Tem cura?

 

 

     Edema Macular Diabético (EMD) – o que é? Como detectar e fazer o tratamento?

 

 

Os sintomas do EMD são:

 

 

Como é feito o diagnóstico?

 

 

O EMD tem cura?

 

O que você achou desta postagem? Nela, vimos as consequências mais sérias que a diabetes traz para a retina, cuja função principal é enviar ondas luminosas para a formação de imagens no cérebro. Como as doenças da visão podem ser notadas apenas em estágios mais evoluídos, as consultas de rotina são o melhor modo de detecção. 

E se você precisar fazer um dos exames mencionados neste conteúdo, o Julia Herrera Hospital de Olhos está à sua disposição para realizá-los da forma rápida e eficiente possível. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *