Cirurgia de Catarata em até 48 horas? É possível? Descubra!

A catarata é uma doença que atinge o cristalino do olho — uma pequena lente natural da visão — e é muito comum em pessoas idosas, já que o processo natural do envelhecimento também afeta os olhos. A catarata deixa o cristalino opaco, que prejudica a nitidez das imagens e pode deixá-las turvas, embaçadas ou amareladas.
Como o único tratamento para a catarata é a cirurgia para substituir o cristalino opaco (envelhecido) por uma lente intraocular artificial, é bastante importante que o procedimento – que é complexo, porém não demorado e bastante eficaz – não demore depois de feito o diagnóstico.
A questão é que muitas vezes as pessoas passam semanas ou mesmo meses em filas de espera, até mesmo em hospitais particulares. E é aí que nós podemos ajudar você: no Julia Herrera Hospital de Olhos, sua cirurgia de catarata pode ser realizada em até 48 horas. Isso porque somos o único hospital de olhos de Manaus que faz o atendimento 360º, isto é, permite que o paciente passe pela consulta, exames para o diagnóstico, sendo submetido ao procedimento cirúrgico e acompanhamento pós-operatório.
O Julia Herrera Hospital de Olhos tem centro cirúrgico próprio, ágil e eficiente para o procedimento da catarata, uma equipe especializada que oferece o melhor atendimento, preços justos, uma ótima localização, de fácil acesso, e equipamentos modernos, de última geração – o que torna uma referência em cuidado oftalmológico na região Norte. Assim, você ganha qualidade de vida e não corre o risco de a doença piorar até a data marcada para fazer a cirurgia.
Como é feita a cirurgia de catarata?
Com duração média de 30 minutos, dependendo do grau de avanço da doença, a cirurgia de catarata é indolor e feita com anestesia local. O cristalino opaco (envelhecido) é removido com o uso de uma técnica chamada facoemulsificação, por meio de uma pequena incisão no olho, seguida do implante de uma lente intraocular artificial.
Vale lembrar que o Julia Herrera Hospital de Olhos possui Acreditação de Excelência, Nível 3-ONA, atendendo aos padrões de biossegurança e qualidade estabelecidos para que procedimentos como a cirurgia de catarata ocorram com toda a segurança para os pacientes.
Existem tipos diferentes de lentes artificiais – quais são elas?
Confira as principais:
Monofocais esféricas: é a lente mais simples, que foca os raios de luz em um único ponto e não corrige grau, ela apenas substitui o cristalino que foi removido do olho. Depois da cirurgia, o paciente volta a usar seus óculos de grau normalmente.
Monofocais não tóricas: proporcionam boa visão para longe; é necessário usar óculos para perto após o procedimento.
Lentes premium
Monofocais tóricas: para pessoas com astigmatismo, essa lente é a solução mais próxima da visão natural. Elas podem corrigir casos de astigmatismo por terem uma curva diferenciada. É uma lente que proporciona boa visão de longe, mas pode ser necessário usar óculos para ver melhor de perto.
Multifocais: corrigem a visão de longe e de perto.
Multifocais tóricas: corrigem a visão de longe e de perto e são ideais para indivíduos que têm grau médio ou alto de astigmatismo.
Trifocais: com elas, é possível enxergar bem de todas as distâncias (para longe, para perto, visão intermediária). O que a diferencia das demais é ter a melhor visão intermediária, o que é bom para pessoas que fazem tarefas diárias no computador diariamente.
Leia mais: Como escolher a lente intraocular? O Julia Herrera Hospital de Olhos pode te ajudar
É possível prevenir a catarata na terceira idade?
Não há uma forma de evitar a catarata senil, exatamente por ela ser uma consequência natural do processo de envelhecer. Mas é possível diminuir os fatores de risco que acabam fazendo o problema se desenvolver mais rapidamente, como controlar a diabetes, não fumar e manter uma dieta saudável, rica em nutrientes, com consumo menor de carboidratos e de carne vermelha.
Outro hábito importante é o uso constante de óculos de sol, em especial por quem passa longos períodos ao ar livre.
É preciso ressaltar que a cirurgia, quando feita por especialistas experientes, com tecnologia de ponta, é eficaz, segura e definitiva, permitindo que a pessoa volte a enxergar bem e não corra desnecessariamente o risco de agravar sua situação ocular. O Julia Herrera Hospital de Olhos está comprometido em fornecer o melhor tratamento para seus pacientes. fale conosco pelo site ou pelo WhatsApp!