Cirurgia de catarata: 7 mitos e verdades sobre os cuidados após o procedimento
A cirurgia de catarata é bastante comum nos hospitais e costuma atender principalmente pessoas com mais de 45 anos. Embora seja um procedimento que tem devolvido a visão a muitos pacientes, o procedimento ainda é rodeado de mitos e verdades.
Quem nunca ouviu dizer que a catarata pode voltar algum tempo depois da cirurgia? Pois é, esse por exemplo, é uma das conversas que causam receio às pessoas que sofrem com a doença.
Conheça 7 mitos e verdades sobre o pós-operatório da catarata!
1. A catarata pode voltar depois de algum tempo
MITO! Na cirurgia de catarata, o cristalino, lente natural do olho, é substituído por uma lente intraocular. Portanto, a doença não voltará mais. O que pode ocorrer, em casos isolados, é um processo de fibrose na membrana que serve como suporte para o novo cristalino.
Dependendo do grau e intensidade da fibrose, a membrana pode se tornar opaca, prejudicando a visão. No entanto, existe um outro procedimento, a laser, que pode resolver facilmente o problema.
2. Não é preciso ficar internado para fazer a cirurgia
VERDADE! O procedimento é realizado com anestesia tópica (por meio de um colírio especial), não sendo necessário, portanto, internação prévia ou restrição alimentar. A cirurgia de catarata leva em média de 10 a 15 minutos, não precisa de pontos e a recuperação da visão é rápida, dependendo do caso não costuma demorar.
Não deixe de conferir também:
– Glaucoma: saiba os sintomas da doença silenciosa que causa cegueira
– Está com coceira nos olhos? Veja 6 possíveis causas e como tratar
3. A lente intraocular pode se deslocar depois de implantada
Neste caso não há mito ou verdade. A resposta mais acertada seria: depende. Em situações normais, o deslocamento da lente intraocular é algo considerado raro, porém existem casos específico em que isso pode ocorrer.
É indicado conversar com o cirurgião oftalmologista para esclarecer as dúvidas concernentes a essa situação. Assim, é possível evitar que problemas possam ocorrer no pós-operatório.
4. Banho de piscina está liberado ainda na primeira semana
MITO! Tem muita gente por aí caindo nessa armadilha. A verdade é que a recuperação total da visão costuma levar cerca de 45 dias. Ou seja, o pós-operatório ideal não permite o banho de piscina, cachoeira ou mergulho. Aliás, lazer em geral pode comprometer a recuperação.
No pós-operatório, o olho operado precisar estar sempre bem protegido. É importante lembrar também que o paciente operado não pode deixar de consultar um oftalmologista em caso de incômodo, dor ou qualquer sintoma que não foi previsto pelo médico.
5. O pós-operatório exige cuidado até na hora de dormir
VERDADE! Esse, aliás, é um dos principais cuidados que o paciente deve ter nos primeiros dias após a cirurgia de catarata: a posição na hora de dormir. Não é recomendável que a pessoa durma sobre o olho operado nos primeiros dias após o procedimento.
O mercado já dispõe de protetores que podem auxiliar nessa tarefa, que também evita que o olho seja coçado durante a noite. Portanto, caso tenha o costume de dormir somente em uma posição, o pós-operatório pode ser um pouco sofrido nesse sentido.
6. Não pode praticar relações sexuais durante a recuperação
MITO! A pessoa está apta a praticar o ato sexual, mas com alguns cuidados importantes, como não fazer movimentos bruscos próximo a região operada. Principalmente durante os primeiros 7 dias após a cirurgia, período indispensável para uma boa recuperação.
7. A visão é recuperada logo após a cirurgia
VERDADE! A visão é recuperada já no primeiro dia após a cirurgia de catarata, quando a doença ainda não está muito avançada. No entanto, graus um pouco mais avançados de catarata podem levar alguns dias para se recuperar 100% após o procedimento cirúrgico.
Cirurgia de catarata: Informação importante!
Ao escolher um hospital para realizar a cirurgia de catarata, lembre-se de tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona o procedimento. Além disso, procure realizar procedimentos com profissionais experientes e com excelentes equipamentos para obter um bom resultado!
Agora que você já descobriu o que é mito e o que é verdade sobre a cirurgia de catarata, leia também: como saber a hora de procurar um oftalmologista? Informação nunca é demais!