• R: Salvador, 440, Ed. Soberane - Torre Corporate, 11º andar- Adrianópolis
  • Av. Coronel Teixeira, 6225 | Britannia Park Offices | 6o andar | sala 603 | Ponta Negra (Em breve)
  • (92) 3233-5555, (92) 98118-1168
  • Seg a sex: 12:30h às 20h Sáb 08:00 às 12h e 13:00 às 17h

Blog

Diabetes e saúde ocular: 5 alimentos que fazem bem para o olhos

saude-ocular_

Você sabia que a saúde ocular está muito ligada à sua alimentação?  Afinal, assim como o restante do seu organismo, os seus olhos também precisam de vitaminas e minerais, além de evitar o consumo de alimentos que provoquem o desenvolvimento do diabetes e, por consequência, a retinopatia. 

Neste artigo você vai conhecer alimentos que fazem muito bem à saúde dos seus olhos. Pronto (a)? Vamos lá!

Importância de uma alimentação saudável para a saúde ocular

Você já deve estar cansado de ouvir sobre como a alimentação saudável é importante para ajudar o organismo em diversos sentidos, com a melhora da imunidade, do sistema digestivo e controle de diversas doenças como o diabetes, colesterol e etc.

Mas os benefícios vão além destes já bem conhecidos e ajudam também na saúde ocular. As doenças que acabamos de mencionar, colesterol alto e diabetes, podem trazer muitos prejuízos para a visão. Por isso é tão importante pensar sobre isso na hora de montar a sua dieta.

Ah, e não precisa ficar preocupado, os alimentos com mais benefícios para a visão, não são por regra os mais caros. Ou seja, uma boa saúde depende de bons hábitos de vida e das escolhas alimentares certas. 

Para melhorar a saúde ocular, invista em alimentos ricos em vitaminas A, E e ômega 3, pois elas auxiliam na prevenção de doenças como glaucoma, degeneração macular e síndrome de olho seco.

Veja a seguir cinco alimentos que fazem bem para os olhos!

  1. Peixes

Não é novidade que os peixes são super saudáveis. Eles são ricos em ômega 3, ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. O salmão, a sardinha, o atum e o bacalhau se destacam, ajudando também na boa circulação do sangue, trazendo mais oxigênio para o organismo.

Uma boa oxigenação atinge as estruturas oculares, especialmente a retina. Além disso, esses alimentos auxiliam no combate dos radicais livres, ou seja, ajudam na saúde ocular evitando o envelhecimento precoce das células.

  1. Frutas e legumes de cor laranja

As frutas e os legumes contribuem para a sua visão, em especial os que possuem tonalidade laranja ou amarela. Isso porque eles são ricos em carotenóides.

Essas são substâncias antioxidantes e ajudam no combate ao desgaste da mácula, parte da retina responsável pela visão das cores e dos objetos. Por isso, introduza na sua dieta cenouras, tangerinas, laranjas, mamão papaia e maçãs.

  1. Ovos

Os ovos são ricos em zinco e fazem muito bem para a saúde ocular. O nutriente ativa o poder foto-oxidante da luteína e da zeaxantina. Eles também ajudam a evitar a degeneração macular e a catarata.

  1. Alho e cebola

Além de serem os queridinhos da cozinha brasileira, o alho e a cebola atuam na proteção dos olhos, já que são fontes das vitaminas B, C e dos minerais cálcio e fósforo. Os dois têm ação antiviral e antimicrobiana, eles ainda auxiliam na redução da pressão arterial.

 

  1. Fígado

O fígado é rico em vitamina A, substância fundamental para a saúde dos olhos, já que estimula a produção de proteína que ajuda na diferenciação do claro e o escuro, sendo indispensável para a visão noturna. Além disso, previne o olho seco.

Esse conteúdo foi útil para você? Então compartilhe com os seus amigos, para que todos fiquem por dentro dos cuidados com a saúde ocular. Continue conosco e leia também: 4 doenças da retina e suas causas: como se prevenir? Descubra 

Escreva um comentário