Uveíte: veja as causas, sintomas e se é uma doença infecciosa

A camada média do globo ocular é chamada de úvea. E quando essa camada inflama, por qualquer razão que seja, a condição de chama uveíte. Os sintomas são muito parecidos com os da conjuntivite, mas não se engane: a uveíte não tratada pode causar cegueira irreversível.
E para conhecer melhor sobre essa inflamação ocular, continue a leitura do artigo que nós, do Julia Herrera, elaboramos para você. Confira!
O que é a uveíte?
Uveíte o nome dado a um conjunto de doenças nos olhos que decorrem de inflamação da úvea. Ela corresponde a três estruturas: íris, corpo ciliar e coróide.
A inflamação, além de ocorrer nestas áreas citadas, pode afetar também a retina, o nervo óptico e humor vítreo.
Pode ter como causa doenças não infecciosas/inflamatórias ou, ainda, ser de causa desconhecida – idiopática.
Cerca de 1 em cada 4.500 pessoas é afetada pela uveíte. Pessoas de todas as faixas etárias podem ser acometidas, no entanto o grupo de 20 a 60 anos é o mais comum. Homens e mulheres são afetados de forma igual.
O que causa a uveíte?
Você já entendeu que a uveíte é um dos sintomas de várias doenças sistêmicas ou autoimunes – como artrite reumatoide, espondiloartrite, artrite reumatoide juvenil, sarcoidose e doença de Behçet, por exemplo.
Ela também ocorre por:
- consequência de metástases ou de tumores oculares;
- presença de corpos estranhos no olho;
- lacerações na córnea;
- perfuração ocular;
- queimaduras por calor ou substâncias químicas.
Sintomas clássicos da uveíte
A uveíte se manifesta de forma similar à conjuntivite, com a diferença que não há coceira nem irritação nos olhos. Os principais sintomas são:
- vermelhidão;
- dor nos olhos;
- alta sensibilidade à luz;
- visão escura e embaçada;
- moscas volantes – pequenos pontos que mancham a visão e se mudam de lugar de acordo com a movimentação dos olhos e a intensidade da luz no local.
Se os sintomas duram algumas semanas ou poucos meses e desaparecem por conta própria, a uveíte é considerada aguda. Quando os sintomas têm duração de vários meses e não desaparecem por completo, ela é considerada crônica.
Como tratar a uveíte?
O tratamento para a uveíte vai depender da causa. Pode ser necessária a cooperação entre o oftalmologista e um especialista na doença de base, já que o tratamento ocular apenas alivia os sintomas. Se a causa primária não for resolvida, o tratamento vira apenas uma medida paliativa.
De forma geral, os medicamentos podem consistir em: antibióticos, antivirais ou antifúngicos e o uso de colírios específicos.
Se a causa derivar de condições autoimunes, corticoides ou imunomoduladores, podem ser prescritos no tratamento.
O que achou do conteúdo? Nele, você pode entender o que diferencia a uveíte da conjuntivite, quais os principais sintomas, como é classificada e como o tratamento é feito. Aqui no Julia Herrera, você encontra os mais variados tratamentos, de média e alta complexidade, e um time de especialistas para cuidar bem dos seus olhos. Clique para marcar uma consulta.