A visão é um dos sentidos mais importantes para nossa qualidade de vida. No entanto, quando uma pessoa é diagnosticada com diabetes, ela precisa estar ciente de como essa condição pode afetar seus olhos. Neste artigo, vamos explorar como a diabetes pode impactar a visão e quais medidas podem ser tomadas para prevenir complicações relacionadas à doença.

Diabetes e visão: entenda como a doença afeta os olhos

A diabetes é uma condição crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, e cada um dos seus 4 principais tipos podem se manifestar com características distintas. 

 




Mas você sabe como a condição pode afetar a visão e deixá-la vulnerável ao desenvolvimento de outras doenças? O aumento dos níveis de açúcar no sangue provoca o desequilíbrio glicêmico e causa danos aos vasos sanguíneos e nervos oculares, comprometendo a visão e levando a complicações oculares.

Sinais mais comuns que podem estar relacionados à diabetes

 

 

 

 

 

Principais doenças oculares relacionadas à diabetes

A diabetes pode predispor a uma série de doenças oculares, e entre as mais comuns estão:

 




Você também pode se interessar por: As 4 doenças oculares mais comuns.

É possível prevenir ou tratar essas complicações?

A prevenção de complicações oculares deve ganhar ainda mais reforço entre pessoas com diabetes. Algumas medidas podem ajudar a evitar problemas como a retinopatia diabética e outras condições que afetam a visão. Confira:

Ao seguir essas recomendações, é possível preservar a saúde ocular e minimizar os riscos associados à diabetes.

Caso sejam identificadas complicações, como retinopatia diabética avançada, o médico pode recomendar tratamentos como injeções intravítreas, fotocoagulação a laser ou cirurgias. O tratamento será realizado de acordo com a condição diagnosticada, por isso é fundamental realizar consultas regulares com um médico especialista.

Leia também sobre: 5 fatos para entender a injeção intravítrea.

A diabetes é uma doença crônica que requer cuidados especiais com a visão. Conhecendo os riscos e sinais precoces de complicações oculares, é possível tomar medidas preventivas e buscar, junto de médicos especialistas, tratamentos adequados para preservar a saúde visual. Preste atenção aos sinais e consulte um oftalmologista regularmente. Lembre-se, cuidar da diabetes é cuidar também dos olhos.

Gostou do conteúdo? Esperamos que esse artigo tenha sido útil e que agora você reforce ainda mais os cuidados contra os tipos de diabetes, como forma de prevenir as doenças oculares relacionadas à ela. Como informação boa é informação compartilhada, compartilhe o artigo com aqueles amigos e familiares que precisam conhecer os riscos da diabetes e incentive a visita ao médico especialista.

 Lembre-se: você sempre pode contar com o Julia Herrera Hospital de Olhos, referência há 30  anos no tratamento de doenças oculares. Aqui você pode realizar todos os tipos de exames para diagnóstico e tratamento de média e alta complexidade. Não deixe de valorizar seus olhos, agende hoje mesmo a sua consulta.

 Você também pode se interessar por: Degeneração macular tem cura? O Dr. Roberto Mascato responde!