Conheça as formas de tratamento do glaucoma
O tratamento do glaucoma é a melhor forma de combate da doença, uma vez que não existe uma cura e caso a visão seja perdida, não há como recuperá-la. Mas se diagnosticado precocemente, o glaucoma pode ser controlado. Além disso, medicamentos e intervenção cirúrgica podem retardar e/ou prevenir o aumento da perda de visão.
Mas antes de falarmos sobre as formas de tratamento, vamos relembrar o que é e quais os tipos de glaucoma.
O que é glaucoma?
O glaucoma é um problema ocular caracterizado pelo aumento da pressão intraocular. Ele atinge o nervo óptico, que passa a não conseguir enviar os estímulos ao cérebro, fazendo com que as imagens não sejam formadas.
Veja agora os diversos tipos de glaucoma
1. Ângulo aberto
O tipo de glaucoma mais comum é o de ângulo aberto. Ele é causado por uma progressão lenta da obstrução dos canais de drenagem do olho. Isso provoca o aumento da pressão intraocular.
2. Ângulo fechado
O ângulo fechado é um tipo de glaucoma menos comum. Nele a pressão do olho aumenta de forma abrupta. Isso acontece porque a saída de humor aquoso é bloqueada repentinamente, causando sintomas prontamente e exigindo cuidados urgentes.
3. Glaucoma secundário
Os tipos de glaucoma têm, normalmente, fatores hereditários que tornam possível o desenvolvimento da doença. Mas o secundário acontece por conta de fatores externos.
4. Glaucoma congênito
O tipo de glaucoma congênito é o menos comum de acontecer, mas é possível. Caso haja o aumento da pressão intraocular durante a formação do feto, a criança pode já nascer com a doença.
Leias as definições completas acessando o link: Tipos de glaucoma: veja os níveis de gravidade da doença
Formas de tratamento para o glaucoma
Existem diversos colírios que atuam no tratamento do glaucoma controlando a pressão intraocular. É importante ressaltar que o uso de colírios só deve ser feito mediante prescrição de médico especialista.
Tratamento do glaucoma através de procedimentos cirúrgicos
O tratamento do glaucoma também pode ser feito por meio de cirurgia. Existem diferentes tipos de cirurgias e cada uma delas é aplicada a um determinado tipo de glaucoma, podendo variar também de acordo com o estágio de evolução da doença. Por isso, o médico especialista deve avaliar caso a caso, buscando a melhor solução para o quadro do paciente.
Cirurgia a laser
A intervenção a laser é indicada somente quando o tratamento com o colírio não apresenta os resultados desejados. Entretanto, mesmo após a realização da cirurgia com laser, o paciente com glaucoma precisa continuar a fazer uso dos medicamentos tradicionais.
Existem ainda opções de tratamento cirúrgico para glaucoma que são considerados mais invasivos, como os implantes de válvulas.
Implantes de válvulas
A válvula é posicionada e passa a comunicar a parte interna do olho com a região mais externa. Assim, o líquido excessivo passar por ela, é armazenado e reabsorvido em outra região do olho, fazendo com que a pressão ocular diminua.
O Julia Herrera Hospital de Olhos é referência da Região Norte nos tratamentos de média e alta complexidade. Realizamos a trabeculoplastia a laser e o implante de válvula ocular para tratamento do glaucoma Agende a sua pré-consulta conosco e mantenha em dia a saúde dos seus olhos.