6 coisas que você deve saber sobre a córnea
A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho, como se fosse uma película protetora. Ela permite a entrada de luz e realiza tarefas de foco juntamente com a íris (a parte colorida do olho) e a pupila (que fica entre a córnea e o cristalino).
Quando saudável, tem uma curvatura que ajuda a formar imagens nítidas e focadas na retina. Por esse motivo, alterações na curvatura da córnea comprometem a visão.
Neste texto, vamos saber mais sobre esta importante estrutura ocular, entender sua função, as doenças que podem ocorrer e como cuidar bem da córnea. Aproveite a leitura!
Qual é a função da córnea?
A córnea, além de ter função protetora e de funcionar como uma lente sobre a íris, atua refratando ou curvando a luz. Ela é responsável por concentrar a maior parte da luz que entra no olho.
Ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, ela não tem vasos sanguíneos, mas conta com diversos nervos. Uma córnea saudável tem curvatura que ajuda a formar imagens nítidas na retina, então qualquer mudança na curvatura prejudica a visão.
Quais doenças podem afetar a córnea?
A córnea pode ser afetada por vários problemas, que causam a perda da sua transparência ou a irregularidade de sua superfície ou seu formato. Algumas delas são:
- Ceratocone (torna a visão irregular ou embaçada).
- Ceratite (inflamação que pode ser causada por infecções e causa dor, ardência, vermelhidão e diminuição da capacidade visual).
- Úlcera na córnea (ferida na superfície dessa camada do olho. Trata-se de uma urgência que deve ser tratada rapidamente e que pode causar cegueira e até a perda do olho).
- Trauma ocular .
- Cicatrizes corneanas causadas por traumas, infecções e corpos estranhos. As cicatrizes podem causar a opacidade da córnea e casos muito graves só podem ser tratados por meio de transplante.
- Enfermidades congênitas.
- Danos à córnea causados por problemas oculares como olhos secos, glaucoma e distúrbios palpebrais.
Quais são os sintomas comuns de doenças da córnea?
- Vermelhidão no olho.
- Visão reduzida.
- Dor nos olhos.
- Olhos lacrimejantes.
- Sensibilidade excessiva à luz.
- Visão embaçada.
- Sintomas secundários como dor de cabeça, enjoo e fadiga (não são muito comuns).Como acontece o diagnóstico de doenças da córnea?
Por meio de exames como:
- Topografia/ceratoscopia computadorizada (exame pelo qual se obtém uma análise quantitativa e qualitativa do astigmatismo corneano).
- Paquimetria (exame que mede a espessura da córnea e auxilia em casos de glaucoma, ceratocone e edema da córnea).
- Microscopia (exame para avaliar o endotélio, camada mais interna da córnea).
Como tratar doenças da córnea?
O tratamento varia de acordo com a doença, a causa e o paciente. Podem ser usados:
- Medicamentos orais ou colírios.
- Tratamentos a laser.
- Cross-linking: uma intervenção para fortalecer as moléculas de colágeno da córnea para que ela não fique abaulada. Nesta técnica, a superfície da córnea é raspada e é aplicado um colírio à base de vitamina B12. Depois, é aplicado um feixe de luz ultravioleta. O cross-linking costuma ter ótimos resultados no tratamento contra o ceratocone.
- Lentes de contato rígidas (fluorcarbonadas ou esclerais).
- Condições mais graves podem exigir transplante de córnea.
O que fazer para prevenir doenças da córnea?
- Evitar coçar os olhos excessivamente.
- Lubrificar os olhos usando colírios apropriados para você, piscando e evitando ambientes muito secos.
- Não pôr a córnea em contato com objetos estranhos, como lentes de contato ou colírios não prescritos para você.
- Não tocar os olhos com as mãos sujas.
- Manter a boa higiene dos olhos.
- Consultar-se com um oftalmologista pelo menos uma vez por ano.
- Cuidar do organismo em geral, pois problemas na córnea podem ser causados por doenças como diabetes e ceratocone.
O Julia Herrera Hospital de Olhos tem a estrutura adequada para cuidar da saúde dos olhos e é referência no Amazonas em tratamentos oftalmológicos de média e alta complexidade. Marque sua consulta clicando aqui.