• R: Salvador, 440, Ed. Soberane - Torre Corporate, 11º andar- Adrianópolis
  • Av. Coronel Teixeira, 6225 | Britannia Park Offices | 6o andar | sala 603 | Ponta Negra (Em breve)
  • (92) 3233-5555, (92) 98118-1168
  • Seg a Sex: 13h às 20h30 Sáb: 08h às 12h

Blog

Maquiagem para os olhos: quais os riscos e cuidados essenciais?

Aprenda como cuidar melhor da saúde ocular adotando estes 7 cuidados essenciais se você usa maquiagem para os olhos. Confira no artigo!

Ardência, lacrimação e coceira nos olhos sem causa aparente. Já parou para pensar que a maquiagem para os olhos pode estar por trás desses sintomas?

Isso mesmo! E é por isso que nós elaboramos este conteúdo, para te ajudar a cuidar melhor da sua saúde ocular e tirar as dúvidas sobre o assunto de hoje. Vamos começar?

Você pode se interessar por:

4 doenças da retina e suas causas: como se prevenir de forma eficiente? Leia este artigo! 

Riscos da maquiagem para os olhos para a saúde

Lápis, delineador, sombra, pincel e máscara para cílios são itens que não podem faltar na nécessaire de quem ama maquiagem. Não dá nem para imaginar que produtos simples podem ser foco de doenças oculares.

O objetivo aqui não é demonizar o uso da maquiagem para os olhos, mas conscientizar sobre a importância de adotar certos cuidados para evitar irritações e doenças. 

A primeira coisa que você precisa se preocupar é em incorporar bons hábitos no dia a dia – eles fazem toda a diferença na sua saúde. Mas antes, vamos falar um pouco sobre os riscos.

Dormir de maquiagem, compartilhar seus produtos, não lavar as mãos antes da aplicação da maquiagem e cosméticos vencidos são condições que põem em risco a saúde dos olhos. 

As doenças mais comuns que podem surgir a partir destes hábitos prejudiciais: conjuntivite, dermatites palpebrais, arranhões, irritações, Síndrome do Olho Seco e até úlcera na córnea – em casos severos.

Maquiagem para os olhos: 7 cuidados essenciais

Para evitar transtornos, veja como começar – ou melhorar – a rotina de cuidados com esse bem precioso que é a visão.

1. Use apenas produtos dentro do prazo de validade

Fique atento à validade dos produtos, mesmo que não sejam específicos para os olhos. E também se atente para manter esses produtos em bom estado de conservação.

Usar cosméticos vencidos aumenta o risco de contaminação, ocasionando inflamações e reações alérgicas devido à toxicidade. 

2. Escolha produtos hipoalergênicos

Se você tem histórico de reações alérgicas ou alta sensibilidade, opte pelos cosméticos hipoalergênicos, feitos com substâncias menos agressivas.

Mesmo que você não tenha essa pré-disposição, ao usar um produto novo, observe a reação dos olhos por alguns dias. Se surgir alguma irritação, suspenda o uso imediatamente, procure um oftalmologista e, se possível, leve o produto ou embalagem com você na consulta.

Uma dica importante é escolher produtos de marcas de qualidade e de embalagens pequenas. Por acabarem mais rápido, diminuem as chances de passar da validade durante o uso.

3. Não compartilhe seus produtos

Compartilhar produtos de uso pessoal nunca é uma boa ideia. Para os cosméticos vale a mesma premissa, ainda mais se for a maquiagem para os olhos.

Existe a possibilidade de trazer vírus e bactérias de outras pessoas para os seus olhos, portanto evite ao máximo essa prática. 

4. Higienize mãos e rosto

Antes de aplicar a maquiagem, certifique- se de lavar bem as mãos e o rosto. Assim você evita que microorganismos danosos migrem para os olhos e causem irritação. 

5. Remova toda a maquiagem antes de dormir

Durante o sono, as células se renovam e a pele precisa estar limpa para que esse processo ocorra sem interferências. Então, antes de dormir, faça uma limpeza adequada para remover toda a maquiagem e outros produtos aplicados na pele durante o dia. 

Para os olhos, use demaquilante específico para essa área. Eles não contém álcool, portanto não irritam os olhos. 

6. Higienize os acessórios pincéis, as esponjas e os aplicadores

Eles ficam em contato direto com a pele, os olhos e os produtos. Mesmo que fiquem guardados, precisam de limpeza regular para não acumular resíduos, facilitando o surgimento de fungos e bactérias. 

7. Para quem usa lentes de contato

Se você usa lentes de contato, a maquiagem para os olhos requer cuidado redobrado. Elas devem ser colocadas antes de se maquiar e serem removidas antes da remoção, assim as partículas de produtos não se depositam nas lentes.

Gostou do nosso conteúdo? No artigo você viu que não há problema algum em usar maquiagem para os olhos desde que haja certos cuidados com o manuseio e manutenção delas, para evitar o surgimento de doenças oculares. E já que estamos falando sobre isso, que tal baixar gratuitamente o nosso material:

 – Veja 10 hábitos que prejudicam a sua visão

Escreva um comentário