Paquimetria: Saiba o que é, e como é feito esse exame!
O exame de paquimetria é feito para medir a espessura da córnea, que é a parte transparente do olho, pela qual visualizamos a íris, a pupila e o fundo ocular.
A paquimetria é essencial para o diagnóstico de algumas doenças oculares e também é feito como avaliação antes de algumas cirurgias.
Nesta postagem, falaremos do exame em si, como ele é feito, suas indicações, se é preciso preparar-se previamente, quanto ele custa e outras questões. Aproveite a leitura!
O que é a paquimetria?
É um exame simples, de execução rápida (leva de 5 a 10 minutos) e que pode ser feito em apenas um ou nos dois olhos. Existem três formas de se fazer a paquimetria:
Paquimetria óptica.
- Paquimetria ultrassônica.
- Paquimetria por pentacam.
Em quais situações o paciente deve fazer a paquimetria?
- O exame é indicado para diagnosticar doenças como o ceratocone (problema que afeta a córnea e torna a visão embaçada ou irregular) e outras distrofias da córnea.
- Ela é indicada para pessoas com predisposição genética a desenvolver doenças da visão. Neste caso, é um exame preventivo para iniciar um tratamento precoce.
- É também essencial para pessoas que sofrem de glaucoma, pois a espessura da córnea influencia a leitura dos tonômetros, que são os equipamentos usados para diagnosticar e monitorar a doença.
- Em algumas malformações oculares a espessura da córnea pode aumentar ou diminuir, por isso a importância da paquimetria.
- A espessura da córnea também é avaliada antes e depois de uma pessoa fazer cirurgia refrativa para problemas como miopia ou astigmatismo, por exemplo.
- A paquimetria pode detectar problemas causados pelo uso indevido de lentes de contato.
Como a paquimetria é realizada?
- A paquimetria óptica é o exame mais tradicional. Ela é feita por meio de um equipamento que usa luz na forma de laser. Por esse ponto de luz ser fixo, este exame limita a medição nas áreas periféricas dos olhos.
- A paquimetria ultrassônica é feita por meio de equipamentos que emitem pulsos ultrassônicos propagados pela córnea. É o método mais usado atualmente.
- Na paquimetria por pentacam, a espessura é medida por raios infravermelhos. É o exame que obtém maior precisão no mapeamento da córnea.
A paquimetria dói?
- Não. O exame é indolor e, como dito antes, rápido.
- Dependendo do método de paquimetria usado, o médico pode aplicar um anestésico nos olhos do paciente para evitar desconforto e para que o exame seja realizado de forma eficiente.
- Mesmo nesses casos, porém, o procedimento não é invasivo.
A paquimetria oferece algum risco ao paciente?
A paquimetria não tem contraindicações nem oferece riscos.
É necessário fazer algum tipo de preparação?
Não. A única ressalva é suspender o uso de lentes de contato 5 dias antes do exame.
Quanto custa a paquimetria?
O valor varia de acordo com a região do Brasil, se o exame será feito em um só olho ou nos dois, e o local de realização, mas na internet encontra-se preços a partir de R$ 124.
O que você achou deste conteúdo? Nele, soubemos o que é a paquimetria, em quais situações o exame é recomendado, como ele é realizado, o preço do procedimento e outros detalhes. Se desejar, deixe um comentário contando se esta postagem ajudou você a tirar suas dúvidas sobre o tema.
E se você precisar fazer a paquimetria ou outros exames, o Julia Herrera Hospital de Olhos está à sua disposição, com os melhores equipamentos e uma equipe treinada para realizar este exame da forma mais rápida e eficiente possível. Clique aqui ou saiba mais em www.juliaherrera.com.br.