5 riscos de usar lentes e óculos falsos
Você usaria óculos falsos? Provavelmente sua primeira resposta foi negativa. No entanto, se você já pensou ou já fez uso de óculos comprados em drogarias, lojas de departamentos ou quiosques do shopping, é quase certo que seus olhos ficaram desprotegidos.
No artigo de hoje vamos falar sobre os perigos para a saúde com o uso de lentes e óculos inadequados. Confira!
Como diferenciar os óculos falsos?
Os óculos falsos recebem este nome por serem genéricos. E como algo genérico pode resolver o seu problema? A resposta é que não resolve! Eles são uma alternativa rápida e barata para aliviar o inconveniente da visão ruim.
É comum que o preço seja um fator decisivo na hora da escolha pelos óculos. Ainda mais quando há alegações de “mesma qualidade superior”. Apenas as óticas são os estabelecimentos capazes de atestar qualidade nesse tipo de produto, que tem cara de acessório, mas é um instrumento para a saúde.
Após a consulta com o oftalmologista e de posse da prescrição, o próximo passo é encomendar os óculos. A diferença entre os varejistas e as óticas, é que elas trabalham com produtos de marcas consolidadas e lentes produzidas em laboratórios, 100% de acordo com a receita.
Além disso, as lentes são mais resistentes a riscos, com diversos revestimentos e para os mais variados tipos de desempenho óptico.
Viu só? Os óculos são parte do seu cuidado com a saúde ocular. Veja agora os riscos com o uso de óculos falsos.
5 perigos com o uso de lentes e óculos falsos
Usar óculos que não protegem os olhos e não atendem às suas necessidades já deveriam ser razões suficientes para não fazer esse mau investimento. Então vamos aos detalhes do porquê você não deve adquirir óculos falsos.
1. Exposição intensa aos raios UV
No caso do óculos de sol, quando ele não possui o filtro de proteção solar, o que acontece é o seguinte: por terem as lentes mais escuras, a pupila fica dilatada e a radiação do sol entra em maior quantidade nos olhos. Os olhos ficam propensos ao desenvolvimento de lesões e doenças, como o pterígio.
É a proteção UV e a garantia da saúde visual que faz o valor do investimento em óculos de sol nas óticas ser mais elevado.
2. Não trata o grau
Este tópico é para os óculos e lentes de grau. Os óculos falsos, vendidos nas farmácias, apenas ajudam a enxergar um pouco melhor do que você enxerga agora. Como eles não foram feitos exatamente de acordo com o que você precisa, eles atuam somente como um paliativo para o problema.
3. Risco de infecções
As lentes coloridas são ótimas para variar o visual. No entanto, se adquiridas em local sem procedência nem garantia, aumentam o risco de infecções nos olhos.
É preciso ter confiança no local de compra para não adquirir lentes riscadas, rasgadas, com pouco ou nenhuma higiene e em condições ruins de armazenamento.
4. Mais fadiga visual
A sensação de cansaço e peso nos olhos é causada com frequência quando os óculos estão vencidos ou quando as lentes e óculos são falsos. Isso acontece porque, em vez de ajudarem a visão, eles forçam os olhos a trabalharem mais para conseguir ler, dirigir ou outra atividade comum do dia a dia.
5. Atrasa o diagnóstico
Lentes e óculos falsos, como falado em tópicos anteriores, amenizam a dificuldade de enxergar. O problema é que eles não são corretivos e pior: atrasam o diagnóstico de condições como astigmatismo, miopia e hipermetropia.
Este conteúdo foi útil para você? No artigo você conheceu 5 perigos para a saúde dos olhos com o uso de óculos falsos.