• R: Salvador, 440, Ed. Soberane - Torre Corporate, 11º andar- Adrianópolis
  • (92) 3233-5555, (92) 98639-6149
  • Seg a Sex: 13h às 20h30 Sáb: 08h às 12h

Blog

Olho seco: o que é, quais os sintomas e como tratar!

olho seco

Você tem observado que seus olhos ficam avermelhados ao fim de um dia de trabalho ou depois de passar muitas horas em frente ao computador? Isso pode ser um indício de que você está com a chamada síndrome do olho seco. Neste post, vamos falar sobre este problema, seus sintomas, quando procurar um médico para começar um tratamento e outras informações. Confira!

A síndrome do olho seco ocorre quando há pouca produção de lágrimas ou dos lubrificantes naturais dos olhos. Como a doença pode alterar a quantidade ou a composição das lágrimas, ela torna os olhos mais vulneráveis à contaminação por micro-organismos ou corpos estranhos. Também pode levar a danos nas córneas, que são provocados pelos movimentos das pálpebras. Sem a lubrificação necessária, esses movimentos podem causar lesões. 

Uma causa comum para o problema é a disfunção da glândula meibomiana, que se dá quando as glândulas que produzem lágrimas não funcionam da maneira adequada. Essa disfunção é frequentemente associada ao envelhecimento, mas pode acontecer devido a inflamações como a blefarite, que atinge as pálpebras, ou a rosácea, doença de pele que atinge principalmente a região centrofacial. 

Outras possibilidades são:

 

✔ Uso de medicamentos antidepressivos, diuréticos e anti-histamínicos.

✔ Fatores ambientais (ventos ou tempo seco).

✔ Alterações hormonais devido à menopausa.

✔ Cirurgia ocular a laser

✔ Certas doenças autoimunes e sistêmicas podem favorecer o surgimento da síndrome do olho seco

Os sintomas da síndrome do olho seco são:

 

✔ Vermelhidão

✔ Coceira

✔ Ardência

✔ Sensibilidade à luz (fotofobia)

✔ Vista embaçada

✔ Sensação de areia nos olhos

Vale lembrar que casos de ressecamentos nos olhos, embora possam ter os mesmos sintomas mencionados acima, costumam melhorar e sumir em algumas horas, assim que a lubrificação for restabelecida, já que eles não costumam ser resultado de uma alteração na saúde ocular, mas sim de circunstâncias externas e temporárias. Assim, se você tem apresentado alguns desses sintomas de forma constante, é ideal procurar um oftalmologista para avaliar a situação.

Qual é o tratamento para a síndrome do olho seco?

 

Os possíveis tratamentos para a síndrome do olho seco costumam fazer pessoas afetadas melhorarem rapidamente.

O Julia Herrera Hospital de Olhos conta com um tratamento feito por meio do equipamento Optima IPL M22, de luz pulsada similar ao laser, que produz pulsos luminosos homogêneos e regulados que penetram na pele e reduzem a dilatação dos vasos sanguíneos. A aplicação é indolor (pacientes mais sensíveis podem sentir pequenas trepidações) e ajuda a tratar sinais e sintomas do olho seco.

O Optima IPL M22 é totalmente seguro e utilizado pelos melhores profissionais em todo o mundo. É aprovado pela FDA (Importante órgão de controle dos Estados Unidos e pela CE (Comunidade Européia). No Brasil, é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar a síndrome do olho seco causada pela disfunção das Glândulas de Meibomius, entre outros.

Os oftalmologistas costumam prescrever colírios lubrificantes específicos, também chamados de lágrimas artificiais. A indicação é usá-los algumas vezes por dia, e fazer compressas mornas nos olhos para diminuir o desconforto. Outra recomendação é não expor os olhos a condições que podem agravar o problema, como passar muito tempo olhando para telas.

No período agudo da doença, recomenda-se não só a utilização dos medicamentos, como também reduzir a exposição dos olhos às condições agravantes: como passar muito tempo olhando para telas de televisores, celulares, computadores ou tablets. 

Como a síndrome muitas vezes pode estar ligada a outros problemas de saúde, é recomendado investigar a causa do surgimento do problema para que as outras condições sejam tratadas. 

Como evitar a síndrome do olho seco?

 

Em geral, a síndrome está relacionada com a predisposição do indivíduo para desenvolver o problema, contudo, é possível adotar certos cuidados para reduzir essa possibilidade.

Alguns hábitos do dia a dia são prejudiciais à hidratação dos olhos e podem levar ao ressecamento ocular. Por isso, é importante fazer pausas durante o trabalho, especialmente se ele envolver o uso prolongado do computador. 

Outro cuidado é usar barreiras físicas para proteger os olhos da ação do sol e do vento, como chapéus, viseiras e, em especial, óculos escuros.

Os médicos também recomendam beber muita água para hidratar o organismo e não ingerir bebidas alcoólicas à base de cafeína, já que a substância reduz a produção lacrimal.

Se você morar em um lugar muito seco, uma dica é investir em um umidificador de ar.

Contudo, como já dissemos, a síndrome do olho seco pode estar ligada a outros problemas de saúde, então o ideal é buscar orientação médica o mais rápido possível para ficar em dia com a saúde. E se você tem algum sintoma, procure o Julia Herrera Hospital de Olhos para fazer o tratamento com o Optima IPL M22 e usar a luz pulsada para solucionar o problema. Para agendar sua consulta ou exame, fale conosco pelo  site ou pelo WhatsApp. Conte sempre com nossa equipe de profissionais e equipamentos de ponta para proteger sua saúde ocular. Até o próximo post!

 

Escreva um comentário

Pular para o conteúdo