Julia Herrera 30 anos: venha conhecer a nossa história!
2022 é um ano especial para o Julia Herrera Hospital de Olhos, pois comemoramos nosso 30º aniversário. Nesta postagem, vamos lembrar os mais importantes momentos da nossa trajetória, que são muitos e inesquecíveis. Vamos recordá-los juntos?
Mas, antes, saiba quem foi Julia Herrera.
Julia Herrera foi uma mulher que imigrou da Espanha para o Brasil com o marido, José Mascato Prol, em 1951. Teve dois filhos, Rubens e Roberto Herrera Mascato – o segundo tornou-se médico e decidiu homenagear a mãe ao fundar o Julia Herrera Hospital de Olhos, em 1992, junto com a esposa, Cristine Elias Sadala Mascato.
Siga a linha do tempo do Julia Herrera Hospital de Olhos até os dias atuais.
De 1995 a 2003
A partir de 1995, o Julia Herrera passou a ter sede própria na Rua Ramos Ferreira, no Centro da capital amazonense. Neste período, houve um aumento significativo no quadro funcional e dois outros médicos se tornaram sócios de Roberto Mascato e Cristine Sadala Mascato: a oftalmologista Helena Mota de Oliveira e o anestesiologista Hideto Yasuda.
2004
No começo desse ano, com o objetivo de crescer ainda mais, o hospital comprou um prédio de 5 andares e 1.000 metros quadrados de área útil na Rua Tapajós, no Centro. A nova sede foi o início de uma nova era na oftalmologia do Amazonas e sua inauguração ocorreu em 27 de agosto de 2004.
2005-2008
Foi um período de muitas novidades e de investir em capacitação do corpo médico.
- O hospital comprou um tomógrafo de coerência óptica.
- A doutora Cristine Sadala Mascato fez pós-graduação em São Paulo.
- A doutora Helena Mota de Oliveira fez pós-graduação em Minas Gerais.
- O doutor Roberto Herrera Mascato fez pós-graduação e obteve experiência internacional na Universidade de Córdoba, na Espanha.
2009-2010
O Julia Herrera Hospital de Olhos implementou os serviços de Pálpebra – blefaroplastia – e estética facial.
2011
Houve a atualização da plataforma de equipamentos do hospital, com a aquisição de duas tecnologias avançadas do mercado: o Yag Laser, para tratamento de opacidade capsular no pós-cirurgia de catarata, e o Campímetro Zeiss, para avaliação de percepção visual.
2012
Mais investimentos em equipamentos: foram comprados o Facoemulsificador Infinity Alcon, de tecnologia Faco Inteligente (para otimizar os resultados da cirurgia de catarata) e o IOL Master Zeiss, pelo qual se obtêm medidas das estruturas internas dos olhos, com o objetivo de calcular as lentes intraoculares que são implantadas principalmente em cirurgias de catarata.
Nesse ano, o Julia Herrera Hospital de Olhos também começou a realizar a cirurgia de pterígio com cola biológica.
A oftalmologia Cynara Caldeira dos Santos passou a fazer parte da equipe do hospital.
O investimento frequente em tecnologias novas refletia o desejo do hospital de acompanhar o avanço do mercado e de disponibilizar para seus clientes os equipamentos mais modernos para diagnóstico e tratamento de doenças oculares.
2013
Mais um ano de aquisição de equipamentos:
- Facoemulsificador Signature, de tecnologia Fusion Phaco, que oferece o melhor custo-benefício no tratamento de catarata.
- Microscópio Opmi Lumera, da marca alemã Zeiss, com a melhor tecnologia para segmento anterior e posterior.
- Tomógrafo de Coerência Óptica 3D OCT 2000, tridimensional e com tecnologia Fourier Domain.
Além disso, os médicos do Julia Herrera Hospital de Olhos participaram do encontro anual da American Academy of Ophthalmology (AAO), com o objetivo de intensificar o desenvolvimento e a implantação de novas estratégias.
2014
Mais um equipamento chegou para aprimorar os atendimentos no Julia Herrera Hospital de Olhos, o Laser Amarelo IQ 577, para realização de cirurgias a laser de glaucoma e retina (tecnologia MicroPulse®).
As doutoras Cynara Caldeira dos Santos e Helena Mota de Oliveira participaram do 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.
2015
O hospital seguiu buscando modernização e renovação de materiais, equipamentos e de conhecimento por meio do ensino e da pesquisa.
Em 6 e 7 de março, o doutor Roberto Mascato participou do Congreso de la Sociedad Española de Retina y Vítreo, em Madri, na Espanha.
De 14 a 17 de novembro, o doutor Roberto Mascato e a doutora Cristine Sadala Mascato participaram do encontro anual da American Academy of Ophthalmology (AAO), em Las Vegas, EUA.
2016
O Julia Herrera Hospital de Olhos passou a ter mais uma tecnologia inovadora: o Angio OCT Swept Source Topcon. O equipamento tem os seguintes fins:
- Avaliar os vasos da retina e da coroide, sem necessidade de usar contraste.
- Analisar com precisão o nervo óptico (camada de fibras nervosas da retina).
- Verificar imagens digitais que são arquivadas para análise e comparação evolutiva.
Em abril de 2016, os médicos Roberto Mascato, Cristine Sadala Mascato, Cynara Caldeira dos Santos e Helena Mota de Oliveira participaram do 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, em Santos, SP, com o objetivo de:
- Aperfeiçoar a avaliação da retina com a utilização do Angio OCT
- Aperfeiçoar o tratamento com cirurgia a laser de Micropulse® e Terapia Antiangiogênica.
No mesmo ano, em setembro, o doutor Roberto Mascato e a colaboradora Ana Paula Castro, do setor de administração, participaram do Saúde Business Conference, evento que mostra as tendências mais importantes do setor hospitalar.
Em outubro, o doutor Roberto Mascato e a doutora Cristine Sadala Mascato estiveram mais uma vez no encontro anual da American Academy of Ophthalmology (AAO – com participação do Retina Subspecialty Day), em Chicago, EUA, para se atualizar sobre os tratamentos mais modernos e eficazes em retina e vítreo.
2017
O Julia Herrera Hospital de Olhos entrou no mapa brasileiro de clínicas estruturadas e com biossegurança cirúrgica de classe mundial – foi a primeira instituição do Norte do Brasil a receber o selo de qualidade Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
2018
O hospital substituiu a tecnologia da empresa Abott para cirurgia de catarata pelo equipamento da Bausch + Lomb, um facoemulsificador ativo com plataforma para cirurgia anterior e posterior ocular.
Isso juntamente com o dispositivo da Volk (Merlin) para cirurgia vítreo-retiniana, sem necessidade de contato e com visão tridimensional.
2019
A instituição recebeu visita de recertificação e passou a ser um dos 13 hospitais de olhos do Brasil que tem o selo de acreditação plena da ONA.
2021
Depois de muitos anos no mesmo endereço, o Julia Herrera se mudou para sua nova sede, no Adrianópolis, e passou a ter um dos centros cirúrgicos mais avançados do Brasil, com implementação de tecnologia 3D. O hospital continuou a unir um atendimento de excelência com o zelo total pela biossegurança dos pacientes.
2022
O Julia Herrera completa três décadas de inovação no setor oftalmológico do estado. Com uma equipe capacitada e equipamentos de alta geração, realiza atendimento de média e alta complexidade e honrando a confiança e o respeito que recebe de seus pacientes e clientes.
Neste texto, acompanhamos os principais acontecimentos dos 30 anos de existência do Julia Herrera, que se orgulha do passado e do presente e olha para o futuro com o compromisso de continuar a crescer, se aprimorar e a prestar os melhores serviços para a população do Amazonas e de outros estados que procuram atendimento em um dos melhores hospitais de olhos do Norte.
Leia mais:
Julia Herrera recebe nova recertificação da ONA
Grau do óculos: quando procurar um especialista?